Dia Internacional da Mulher......Igualdade e Desenvolvimento.....


A ideia da existência de um dia internacional da mulher foi proposta na virada do século XX, no contexto da Segunda Revolução Industrial, quando ocorre a incorporação da mão-de-obra feminina em massa, na indústria. As condições de trabalho, frequentemente insalubres e perigosas, eram motivo de frequentes protestos por parte dos trabalhadores. As operárias em fábricas de vestuário e indústria têxtil foram protagonistas de um desses protestos contra as más condições de trabalho e os baixos salários, em 8 de Março de 1857, em Nova Iorque. Muitos outros protestos ocorreram nos anos seguintes, destacando-se o de 1908, quando 15.000 mulheres marcharam sobre a cidade de Nova Iorque, exigindo a redução de horário, melhores salários e direito ao voto. O primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado em 28 de Fevereiro de 1909 nos Estados Unidos da América, por iniciativa do Partido Socialista da América. Em 1910, ocorreu a primeira conferência internacional de mulheres, em Copenhaga, dirigida pela Internacional Socialista, quando foi aprovada proposta da socialista alemã Clara Zetkin, de instituição de um dia internacional da Mulher, embora nenhuma data tivesse sido especificada. No ano seguinte, o Dia Internacional da Mulher foi celebrado a 19 de Março, por mais de um milhão de pessoas, na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça. Poucos dias depois, a 25 de Março de 1911, um incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist mataria 146 trabalhadores - a maioria costureiras. O número elevado de mortes foi atribuído às más condições de segurança do edifício. Este foi considerado como o pior incêndio da história de Nova Iorque, até 11 de setembro de 2001. Para Eva Blay, é provável que a morte das trabalhadoras da Triangle se tenha incorporado ao imaginário coletivo como sendo o fato que deu origem ao Dia Internacional da Mulher.
PARABÉNS a todas as mulheres que lutam no dia-a-dia, e que mostram o seu grande valor humano, tecnológico e Administrativo em todas as áreas.Contribuindo para um mundo mais sensível e Funcional....

Comentários

Lola disse…
É bom lembrar que em pleno séc XXI ainda é tão pertinente falar sobre a discriminação da Mulher. Parabéns ao homem que teve a coragem de colocar isso no seu blog.
Lola Alves
Obrigada João... Obrigada por seres um homem tão especial que pensa da forma como pensas!! Que sorte tenho em ter-te como amiga!!
como amigooooooo
Beijinho!!
Fátima disse…
Obrigada João!! Obrigada por ser um homem extraordinário que pensa desta forma!! Como mulher agradeço e fico feliz por ter um amigo que pensa desta forma a respeito da defesa dos direitos das mulheres. Um beijo.
Fátima disse…
Obrigada João! Amanhã no dia Internacional da Mulher, vou lembrar como é bom ter um amigo que se lembra de divulgar e defender esta causa.
Mais uma vez obrigada!! Um beijo.

Mensagens populares deste blogue

Movimente-se!

Saúde Masculina...Você cuida da sua?