Movi-e-Mente......e a Química da Vida.....

Quantas  pessoas no mundo preocupam-se com o rumo que a Humanidade está tomando?.
E destes, poucos farão algo por si mesmos, pela família, ou ao próximo e pelo ambiente..... Porque para cuidar do Ambiente temos antes que gostar de nós.
Aí começa a química constante da vida.Quando gostamos de nós e nos cuidamos, estamos a carregar na corrente sanguínea endorfinas, serotonina, etc. Depois estaremos prontos a "amar" também o próximo e todos os seres vivos deste planeta. Essa atitude levar-nos a uma mudança de hábitos. Muito me entristece andar pelas ruas e ver lixo onde não era para ter lixo. Até as próprias lixeiras são um paraíso para ratos e baratas. Mas quem vai colocar a mão no lixo? Bastava a consciência das pessoas para transformar num mundo um pouco mais limpo e agradável. Então começo a ter ideias: E se o Ponto/Verde + Empresa do lixo + Câmaras e Juntas de Freguesia e Escolas - Pais e Filhos e se uma multidão tomassem uma atitude ...., então Portugal ou o Porto ou uma Freguesia poderia ser pioneira na luta pela sobrevivência do Ambiente. E não pára aí - as fezes dos cães? É incompreensível como em 2015 ainda há donos de cães sem atitude !... Mas se o 1º passo é gostar de nós, então vamos a uma análise: - geralmente gostamos do que vemos.Ou não. Nosso corpo tem 1 aspecto por fora que geralmente reflete como está por dentro. Volto a lembrar que somos um aglomerado de células que por sua vez necessitam de uma vasta gama de nutrientes. E ainda precisam de dormir e bem para reciclar e criar novas células. O que vemos no corpo para além das formas, é o nosso maior orgão: a pele. Pela manhã deviamos lembrar que o corpo precisa limpar-se, não só no banho mas os excessos tóxicos que temos de eliminar. Os horários fisiológicos mais favoravés são 4-10h e 16-20h, periodos estes que facilitam o transito intestinal, mas tem que se ter em conta o que comemos. (70% água na composição dos alimentos).Para que isso resulte não adianta comer fibras só pela manhã, mas à noite, para quando acordar seu corpo esteja pronto para funcionar(intestino). No banho momento especial - corpo molhe-se e desligue a H2O - auto massagem (pescoço, ombros, axilas, pés, virilhas, todo o corpo). Mais informação: Participe em uma aula de Movi-e-mente - economize H2O, ensine os outros - Podemos não a ter um dia... - promova seu bem estar constante, use seu poder respiratório. " O Corpo é um instrumento divino, embora seja opcional seu bom ou mau uso"
O corpo humano é um sistema de biliões de células que se alimentam de química, processo esse que também ocorre durante o sono
Voltemos a Química.Para além dos alimentos que são químicos,o movimento também gera reações químicas,assim como o pensamento.....ex: Para um mau pensamento à uma descarrega na corrente sanguínea de adrenalina e outros similares, intoxicando o figado em segundos . O bom pensamento estimula o equilíbrio emocional. Pensamento __ Acção (verbal/física)--__ Reacção (verbal/física) Nosso equilíbrio emocional é fragilizado quando sofremos o impacto de: - injustiça - má educação - menosprezo, mas o sofrimento é de quem se enraivece, inundando o fígado de toxidade. E para isso basta um pensamento, palavras ou actos. Como não dominamos o pensamento estamos vulneráveis à instabilidade causada pelo desequilíbrio químico-orgânico. Mas não devemos iludir-nos, nosso cérebro funciona como se fosse dois - consciente e sub-consciente. Os excessos dão sensação de liberdade e domínio do sub-consciente. Alimenta o ego. Insisto nisto porque também acontece comigo, mas lembro sempre que apenas usamos 1/3 da nossa capacidade mental, então é preciso conhecer nossos hábitos mentais, Ajustar a auto-regulação, dar ao corpo nutrientes necessários para um bom equilíbrio funcional. É bem possível que você esteja a perguntar, para que é tudo isto? É simples, os hospitais estão cheios, as faltas no emprego , por doença (principalmente depressão) são em larga escala; acidentes de carro (muito mais mortos na estrada), drogas, alcool, dependências psicopatas; falta de cidadania/civismo - falta de amor ao próximo. Estes são alguns dos problemas que ocorrem ou poderão ocorrer connosco ou com os outros. Então é fácil perceber o quanto o Corpo Físico é importante na vida diária.

Movi-e-Mente......Ligue-se !!!!!

Comentários

Fátima disse…
Parabéns João que belo texto que foca tantos aspectos do nosso dia a dia!! Depende de nós tudo que disse sobre o nosso corpo, ambiente, civismo e amor ao próximo. Quantas vezes me revolta ver pessoas deitar lixo para o chão! E a falta de cuidado com os alimentos, bebidas e tudo mais. Temos que nos lembrar não só do hoje, mas também do futuro do nosso Mundo que depende tanto da maneira como nos comportamos!! Movi-e-mente é realmente a química da vida!! Por isso estou já ligada de alma e coração! Obrigada por tudo que me tem ensinado e que tem transformado completamente a minha vida para muito melhor!!
Obrigado Fátima.....é de pessoas que pensam como voce que precisamos....bjs:JM

Mensagens populares deste blogue

Movimente-se!

Saúde Masculina...Você cuida da sua?